Um dos principais objetivos de qualquer site, blog, ecommerce etc. é aumentar o tráfego orgânico. Além de ser fonte gratuita de visitantes, é muito mais poderoso que o tráfego pago. De acordo com o Search Engine Journal, cerca de 70% dos links em que os usuários clicam em buscas são orgânicos. 

Um site recebe visitas orgânicas otimizando as páginas para os buscadores (SEO) e criando conteúdos de qualidade. O ideal é que se trabalhe ambas as formas, mas principalmente a criação de conteúdo.

São grandes as oportunidades para quem cria conteúdos de qualidade na internet. Além de aumentar o tráfego para o site, um bom material informa o público-alvo, aumenta a percepção da empresa ou marca e gera notoriedade para quem o escreve.

Contudo, criar um bom conteúdo não é fácil. É comum pesquisarmos determinado assunto e encontrarmos diversas páginas, cada uma com um título mais chamativo que o outro. Mais comum ainda é acessar uma dessas páginas e se decepcionar com o que foi escrito. Geralmente, não nos sentimos satisfeitos com o conteúdo que lemos.

Isso acontece porque a maioria dos textos são desenvolvidos sem que se considere sua relevância para o público leitor. E relevância é a verdadeira chave para aumentar o tráfego orgânico em sites e blogs.

Conteúdo relevante

O ponto mais importante na criação de conteúdo é sua profundidade. Não importa se o assunto é agricultura, economia, marketing ou pet shop; o que vale realmente é o quão satisfatório será o conteúdo quando lido pelo público-alvo.

A internet revolucionou a maneira como consumimos informação. As barreiras que antes separavam a maior parte da população ao acesso à informação foram praticamente derrubadas. Hoje com um computador ou smartphone e acesso à internet é possível pesquisar sobre qualquer assunto, assistir a vídeos, fazer cursos, providenciar o download de materiais etc. Sendo assim, é evidente a necessidade de criar algo realmente interessante. 

Conteúdos rasos, pouco relevantes, somam-se aos milhares de outros já presentes no ambiente virtual. São mais do mesmo; apenas poluição. Materiais assim podem até atrair cliques no primeiro momento, mas certamente não irão responder as dúvidas dos leitores, tampouco instigá-los a conhecer mais sobre o site, o blog ou a empresa.

De acordo com a Growth Machine, um conteúdo de qualidade deve se assemelhar à Wikipedia: uma fonte de conhecimento amplamente conhecida, referência em conteúdo e relevância na internet.

Da mesma forma que a Wikipedia, as empresas, os sites e os blogs precisam se esmerar em criar publicações que se tornem referência no ambiente online. Isso porque conteúdos relevantes são facilmente indexados pelos buscadores, se mantendo nas primeiras posições das buscas orgânicas e gerando tráfego orgânico constante.

Outro ponto importante é a capacidade de difusão de um conteúdo relevante. Textos interessantes são compartilhados com frequência, tanto que alguns se tornam virais e acabam sendo mencionados em portais de notícias, vídeos, rádios etc., trazendo grande visibilidade para o autor e a empresa.

Palavras-chave

As palavras-chave são importantes para a otimização do conteúdo para os buscadores (SEO). Textos que carregam as palavras-chave de interesse em seus títulos, subtítulos, corpo do texto etc. aumentam o peso dado pelos algoritmos de busca; apesar disso, não devem ditar o andamento do conteúdo.

Afinal, a criação de textos apenas com o objetivo de indexar palavras-chave não contribui para a satisfação do público-alvo. Quando bem escrito, um artigo pode atrair várias vezes o mesmo leitor, mesmo sem focar em palavras-chave específicas.

Por isso, é importante priorizar a qualidade e a profundidade do conteúdo produzido. Quanto mais profundo e bem desenvolvido, mais relevante será para os leitores e buscadores. Se dentro do escopo for possível pensar e inserir as palavras-chave que importam, melhor ainda.

Links internos e externos

Dois fatores muito importantes para o aumento do tráfego orgânico para um site ou blog são a quantidade e a qualidade dos links internos e externos.

Links internos são aqueles que apontam para outros artigos, materiais, dentro do próprio site, e ajudam os algoritmos dos buscadores a ranquear a página, facilitando sua indexação.

Os links internos também contribuem para manter o visitante engajado. Quanto mais links interessantes disponíveis para o leitor explorar, mais tempo ele permanecerá no site. Consequentemente, quanto maior a permanência, mais possibilidades de entrar em contato, efetuar uma compra, solicitar uma visita etc.

Já os links externos são aqueles que apontam do site para domínios externos ou vice-versa. São de extrema importância, visto que ajudam a aumentar a relevância do conteúdo e do site. Quanto mais links de qualidade o conteúdo receber de outros sites, mais relevante ele se torna para os buscadores. É interessante pensar como uma grande teia de informação, onde sites, blogs e portais se interconectam, compartilhando informações que se complementam.

Guest posts

Outra forma muito interessante de aumentar a relevância do conteúdo e atrair mais tráfego orgânico é através de guest posts, conteúdos escritos por convidados em seu site ou por você em sites e blogs de terceiros.

Além de atingir novas audiências, esse recurso gera mais autoridade e links externos relevantes. E tudo isso contribui para mais visitação orgânica no site.

Originalidade

Na dúvida, seja original. Evite cair na falácia de produzir conteúdos de forma mecânica. Os clientes e leitores não querem mais do mesmo; buscam informação útil. Nesse contexto, quem entrega mais informação útil recebe mais visitantes.

Crie textos claros, bem diagramados, fáceis de ler e compreender. Não há por que dificultar a vida do leitor. Ninguém fica impressionado com jogos de palavras complexos; pelo contrário: isso só afasta os visitantes. Se possível, utilize imagens, gráficos e vídeos que contribuam com a ideia principal, pois isso enriquece o texto. Mas cuidado: sem exageros.

Textos originais fazem toda a diferença na hora de aumentar o tráfego orgânico. Uma vez indexados nos mecanismos de busca, servem de referência para textos de outros sites e outras fontes de informação. E não se preocupe se vir seu texto sendo replicado em outros lugares. Os algoritmos tendem a priorizar as fontes originais, bem como links, imagens e vídeos.