Não é novidade alguma o fato de que a informação pesa nas decisões de qualquer pessoa, empresa ou governo. A informação como ferramenta estratégica sempre esteve presente na vida do homem, seja em relacionamentos, negócios ou política. A máxima “informação é poder” segue tão verdadeira quanto séculos atrás.

Porém, muita coisa mudou desde então. Hoje qualquer pessoa tem o poder de criar informação, conteúdo e compartilhá-lo com outras. O que antes era possível apenas para grandes empresas, governos, grandes veículos de mídia atualmente está nas mãos de blogueiros, vlogueiros, social influencers, jornalistas, redatores e outros profissionais.

Porém, muitas empresas ainda não conhecem o poder do conteúdo como ferramenta para a construção de uma marca sólida e bem-vista. Não imaginam que podem aumentar consideravelmente sua captação de novos clientes e ainda reduzir custos. Tudo com isso com marketing de conteúdo.

Mas o que é marketing de conteúdo? Qual é sua importância para a estratégia de marketing da empresa? Como pode contribuir para o aumento das vendas?

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo pode ser definido como uma estratégia que visa informar, engajar e contribuir para o processo decisório do público-alvo, aumentando a percepção da marca e melhorando seu posicionamento perante produtos e serviços concorrentes.

Em suma, o marketing de conteúdo é uma forma de mostrar expertise para os clientes e o público-alvo. É um meio de posicionar a empresa ou a si mesmo perante o mercado, explicitando por meio dos materiais “eu entendo deste assunto, por isso quero compartilhar o que sei com você”.

O inbound marketing é outra vertente que trabalha totalmente através de conteúdo. Nesse caso, o inbound envolve estratégias para utilizar o conteúdo com fins de captar possíveis novos clientes e engajá-los até o processo de compra (funil de vendas).

Fatos relevantes

De acordo com pesquisas recentes, o marketing de conteúdo proporciona taxas de conversão até 6 vezes maiores quando comparado com outras estratégias de marketing convencionais.

Outro fato muito interessante é que empresas que se tornaram líderes na produção de conteúdo do seu segmento conseguem gerar cerca de 7,8 vezes mais tráfego para os seus respectivos sites. De acordo com o Content Marketing Institute (CMI), pequenos negócios com blogs geram 126% mais leads (contatos) que pequenos negócios sem blogs.

Existem pesquisas bem interessantes sobre marketing de conteúdo. Se você tiver interesse, veja esse infográfico criado pelo Viver de Blog.

Quais são as principais vantagens do marketing de conteúdo?

São diversos os benefícios de prover informação de qualidade aos clientes, ao público-alvo. Mais do que fechar vendas, permite que a empresa trabalhe seu posicionamento. Afinal, atualmente o mercado dispõe de inúmeras opções. A concorrência está em cada esquina, em cada página de internet. 

Veja os principais motivos para investir em marketing de conteúdo.

Exposição da marca

Como já dito anteriormente, o marketing de conteúdo confirma a expertise da empresa para seus clientes. O cliente, por sua vez, quando vê relevância no conteúdo que recebe da empresa, se torna mais engajado e ajuda a propagar as qualidades dela para amigos e familiares.

O conteúdo, quando bem trabalhado, tem grande poder de disseminação, de viralidade. Quanto mais profundo e instrutivo for — sempre claro, de fácil entendimento —, maior a capacidade de atingir pessoas e ser utilizado em outros conteúdos, aumentando a credibilidade da empresa no mercado.

Mais tráfego orgânico para o site

Através da criação de conteúdo é possível ampliar bastante o tráfego do site. A cada novo conteúdo publicado, uma porta se abre para buscas específicas sobre determinado assunto.

Além disso, a criação de conteúdo contribui diretamente para as estratégias de otimização em buscadores (SEO), indexando mais palavras-chave, links e obtendo links externos, apontamentos etc. Todos esses elementos combinados ajudam a colocar o site da empresa nas primeiras páginas, trazendo mais e mais visitas orgânicas (não pagas).

Por falar nisso, a taxa de conversão de visitas orgânicas é muito maior do que links patrocinados (SEM). Entre 70% e 95% dos usuários preferem links orgânicos, em detrimento dos pagos. Além disso, os links orgânicos são clicados cerca de 20 vezes mais que os pagos.

Poder para o departamento comercial

O conteúdo pode ser uma ferramenta de altíssima eficácia quando utilizado pela equipe comercial. Além de trazer mais fluidez aos contatos comerciais, pode ser um ótimo início de conversa, bem como uma boa ferramenta de pós-vendas.

Vendedores, consultores e outros profissionais podem utilizar o conteúdo para tirar dúvidas sobre produtos e serviços, incrementar documentos e apresentações, auxiliar influenciadores na tomada de decisão, e muito mais.

Informação adicional nunca é pouco para quem trabalha com vendas diretas. Todo vendedor se sente mais seguro quando consegue explicar todas as características daquilo que está vendendo — ainda mais se tiver um conteúdo rico que sirva como apoio para suas habilidades.

Comece e nunca pare

Existem muitas outras razões para iniciar um projeto de marketing de conteúdo. Quem tem informação tem poder. Isso é um fato. Mas podemos ir além dessa declaração: podemos afirmar que quem tem informação consegue entregar poder aos outros.

Uma empresa capaz de empoderar seus clientes é bem-sucedida e benquista. Quando uma companhia possui fãs em vez de clientes, dita as regras em seu segmento de atuação, tornando-se referência para concorrentes e stakeholders. Tal posicionamento faz com que ela siga na liderança, mesmo durante períodos conturbados.

Mas, a fim de que toda a estratégia de marketing de conteúdo funcione e traga resultados, é imprescindível manter a consistência. Uma vez que se inicia essa atividade, é importante respeitar a regularidade e nunca parar. É preciso manter o planejamento e os cronogramas em dia, estruturar uma pauta sempre atualizada e apoiar a equipe de produção. Fazendo isso, você pode ter certeza que sua empresa está cruzando uma fronteira de que jamais irá se arrepender.