Durante a conferência F8 2019, o Instagram anunciou que está considerando esconder o número de likes das fotos. A mudança tem o objetivo de combater o bullying online e manter o foco das pessoas na qualidade dos conteúdos publicados, e não apenas em métricas de engajamento.

Será que os usuários gostarão das alterações? Confira neste texto como as novidades acontecerão e quais impactos elas poderão ter na sua vida.

Como as curtidas ocultas funcionarão no Instagram?

Recentemente, Mark Zuckerberg divulgou diversas mudanças com relação à privacidade dos usuários de seus sites. Segundo ele, o futuro das redes sociais é baseado na segurança porque permite que as pessoas se sintam livres para serem elas mesmas, com menos receio de sofrerem bullying. Seguindo essa premissa, o vice-presidente de conteúdo do Instagram, Adam Mosseri, anunciou que está fazendo mudanças, e as maiores delas estão em teste no Canadá, para, além de fazerem com que a quantidade de seguidores chame menos atenção, deixarem o número de curtidas oculto no feed.

"Nós faremos uma experiência chamada ‘contagem privada de likes’. Isso significa que quando você rolar o seu feed não haverá mais número de curtidas; você até conseguirá ver quem curtiu a publicação, se clicar nela e tiver tempo de analisar um a um sozinho. O dono da foto ainda poderá ver quantas pessoas curtiram a foto dele, mas só se quiser", explicou Mosseri durante o evento.

Como a mudança no Instagram poderá impactar os usuários?

Desde sua criação, o Instagram passou por várias fases até chegar ao momento atual. Com isso, além de ser uma rede social para compartilhar fotos, ela se tornou uma grande ferramenta de trabalho, divulgação de informações e exibicionismo na internet. Esses usos acabaram impactando a vida dos consumidores de forma negativa, pois, segundo estudos, podem despertar problemas como ansiedade, síndrome de FoMO, autodepreciação, depressão e vício em likes.

Pensando nisso, talvez essa mudança, que pode parecer pequena a princípio, tenha um impacto positivo, já que com o número de curtidas oculto os usuários não serão mais encorajados publicamente a alcançar quantidades específicas de curtidas, seguidores ou engajamento.

Como as curtidas ocultas deverão impactar os influencers?

A mudança poderá impactar diretamente a vida dos influenciadores digitais, pois o número visível de likes nas publicações é uma grande métrica para as agências de publicidade. Agora, os criadores de conteúdo terão de voltar a utilizar mídia kits, uma espécie de portfólio que expõe o trabalho, o conteúdo, o engajamento e os projetos futuros do profissional. Como os usuários seguirão tendo acesso aos números de forma privada, poderão inclui-los nesse material, mais ou menos como era feito na época dos blogs.

Outras mudanças anunciadas

Além de divulgar que está testando deixar as curtidas ocultas na plataforma, o vice-presidente de conteúdo do Instagram divulgou mais três novidades. A primeira é a possibilidade de criar imagens nos stories sem precisar de fotos ou vídeos, utilizando apenas as ferramentas de texto ou stickers. A segunda é o botão de doação, que servirá para apoiar campanhas de financiamento coletivo. E a terceira é que o Instagram criará canais de compras para realizar transações diretamente na plataforma, com a marcação de produtos nas imagens.